Últimas notícias  

Publicado em: 22/05/2019

Terra que há 30 anos valia 1 maço de cigarros, hoje é importante produtora de grãos

 Há cerca de 30 anos, o Oeste da Bahia não tinha nenhuma importância na produção de grãos. Hoje, a região colhe mais de 5 milhões de toneladas de soja por ano e é a segunda maior produtora de algodão do país.

Parte do aquífero Urucuia, o segundo maior país, está no Oeste da Bahia. Nascentes, rios perenes, cachoeiras, veredas e nascentes impressionantes dividem espaço com campos de produção imensos, tecnologia avançada e agricultura de precisão.

Dos grãos, a soja é o principal e ocupa 65% da área cultivada na região, ou 5% da produção nacional.

A terra onde brota a riqueza do agronegócio, há três décadas, era uma vastidão de mata de cerrado nativa, de poucos donos e quase nenhum valor comercial.

No auge da safra da soja, as máquinas funcionam 12 horas por dia. No ano passado, a produtividade foi recorde: 66 sacas por hectare. Este ano não foi possível conseguir o mesmo resultado, a média foi menor.
 

Os produtores consideram que, desta vez, o ciclo de chuvas não foi dos melhores para a lavoura de soja, foi mal distribuído. Mas da produtividade acima de 54 sacas por hectare eles não reclamam. É que nessa região a fertilidade da terra garante o desenvolvimento da planta mesmo em condições desfavoráveis.

Quem poderia imaginar que o solo pobre, ácido, e arenoso do cerrado um dia fosse considerado fértil? Para isso, foram necessários muitos anos de correção, explica o agrônomo Luiz Stahlke, da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba).

"Desde o início do cultivo, o produtor tem que fazer a correção do PH dos solos daqui. Com calcário e incremento de nutrientes, principalmente fósforo e potássio."

Ele diz também que a matéria orgânica formada pela palhada deixada no solo após cada colheita ajuda a reter água e faz com que a planta sofra menos nos períodos de estiagem. Nas áreas onde isso não é feito, a produtividade cai.

NOME: E-MAIL:

Terra Fertil Comercio e Representação LTDA

Rua Coronel Antonio Joaquim, Nº 857
CEP: 62930-000, Centro - Limoeiro do Norte/CE
Telefone: (88) 3423-3066
2016 © Terra Fertil Com. e Rep. LTDA - Todos os direitos reservados..