Conheça nossa loja online
seta direita
Visitar loja
seta direita
Produtividade

Podcast de agronegócio, porque você deveria ouvir?

Nesse artigo eu vou mostrar que o podcast para o setor agrícola é muito mais do que um simples pa...

Imagem do campo com a logo do Agro Resenha Podcast.
S

e você é do agronegócio, porque deveria escutar mais podcasts. Nesse artigo eu vou mostrar que o podcast para o setor agrícola é muito mais do que um simples passatempo e pode ser uma ótima companhia em seus deslocamentos.

Em 2017 praticamente ninguém do agro conhecia a mídia podcast. Devido ao alinhamento dos astros eu conheci, enquanto trabalhava no Pará em 2013, o meu amigo Fernando Martins (DinDin), que me fez a pergunta clássica: você já ouviu podcast?

"Daquele dia em diante o podcast nunca mais saiu da minha vida."

E o interessante é que ainda em 2022 muita gente não sabe o poder que o podcast tem de mudar vidas, em todos os sentidos (pessoal e profissional). Todos os dias milhares de profissionais de agrárias (e de outras áreas) estão viajando longas distâncias, sem saber que o podcast pode ser uma companhia muito agradável e nutritiva.

Foi exatamente dessa forma, viajando de 3 a 5 mil quilômetros por mês, que o podcast mudou a minha vida.

É impressionante quando você consegue encaixar o podcast em sua rotina. Pra nós, que somos do agro, muitas vezes não temos sinal de internet e nem rádio nas estradas, o que não é um impeditivo quando se trata de podcasts.

Como ouvir podcasts de agronegócio

Usando um agregador de podcasts (Castbox, Apple Podcasts, Google Podcasts, Spotify, etc), você pode baixar os episódios previamente e consumir no som do carro, enquanto dirige. Ou seja, o podcast é uma mídia que te acompanha. Tem muita coisa boa disponível e de graça!

E é claro que, após muitas horas ouvindo podcasts, surge de dentro uma vontade de ter o seu próprio programa, afinal não deve ser tão difícil assim...

E assim nasceu o Agro Resenha Podcast

Hoje, após anos conduzindo o Agro Resenha Podcast, eu, que nas fichas de cadastro nos hotéis colocava como profissão "Engenheiro Agrônomo", agora coloco "Podcaster" (pra espanto da recepção).

Mesmo gostando muito de toda a construção da minha carreira como Agrônomo, hoje me sinto feliz e realizado por ter encontrado o meu porquê, que é: comunicar o agronegócio contando histórias de pessoas que estão fazendo acontecer no AGRO.

Toda essa mudança profissional e de vida só aconteceu porque comecei a ouvir podcasts, lá em 2013. Por isso quero dividir essa experiência contigo e, quem sabe, inspirar outros profissionais do agro como você a inserir esta rotina nutritiva em suas vidas, afinal sempre há o que aprender com as histórias de outras pessoas.

Uma vez eu li, não me lembro em qual livro, que as pessoas de sucesso aprendem com suas próprias experiências, mas, sobretudo, com as experiências de outras pessoas. Ou seja, se você puder evitar erros que já foram cometidos por outrem, o caminho fica mais fácil.

Como disse a minha amiga Rízia Prado, a entrevistada do ARP#217: "O óbvio só é óbvio para os olhos bem treinados e preparados".

Eu acredito muito que cada episódio de podcast é um oceano de insights pra quem tem "ouvidos" bem treinados e preparados. Vem comigo?

Você pode ouvir o Agro Resenha por várias plataformas: Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts, Castbox, Deezer e outros.

Paulo Ozaki
Fundador @ Agro Resenha Podcast

E aí, tudo bem? Me chamo Paulo Ozaki

Trabalho com produção de podcasts desde 2017. Sou Engenheiro Agrônomo (ESALQ/USP) e Fundador do Agro Resenha, o primeiro podcast do agronegócio brasileiro, e hoje me dedico a criar conteúdo na internet focado em assuntos relacionados ao agronegócio.

Atuo, também, na produção e condução de podcasts corporativos para grandes empresas, tendo trabalhado com várias, dentre elas: SCADIAgro, Stoller, Bayer, Nutripura, Elanco, Toyota, Agropecuária CFM, Sumitomo Chemical e outras.

Gostou do conteúdo?

Cadastre-se.

Receba novidades e promoções exclusivas da Terra Fértil e agronegócio.
Agradeçemos seu cadastro! Fique de olho em seu email.
Algo deu errado! Por favor, tente novamente.