árias vezes escutando os episódios do podcast Café Brasil, eu me comovo com as mensagens mandadas pelos ouvintes para o Luciano Pires. Eu mesmo muitas vezes me peguei querendo enviar uma mensagem agradecendo por cada insight ou cutucada que dava em nosso cérebro com suas “iscas intelectuais”.
Certa vez ele disse: “A gente nunca sabe como impactamos as pessoas que escutam o podcast” e aquilo sempre ficou na minha cabeça.
Quando comecei o Agro Resenha, eu tinha em mente que seria um processo longo e que demoraria pra eu ter uma audiência grande, afinal o que define sucesso é a quantidade de downloads, certo?
Errado! Mas muito errado...
Hoje, pra mim, o que define o sucesso do Agro Resenha não é quantidade e sim, qualidade. Tanto dos episódios, que faço semanalmente com muito carinho, como dos ouvintes, já que nenhum podcast existiria sem eles.
Se você me escuta, você sabe que iniciei nesta jornada em 2017 e que já são mais de 300 episódios publicados e mais de 200 horas de “resenha” com uma turma que faz acontecer todos os dias no agronegócio. Eu, lá no início, acharia esses números impactantes, mas minhas noções de impacto foram atualizadas este ano.
Isso porque, ao longo desses anos, eu recebi muitas mensagens de gente do Brasil inteiro (e de fora do Brasil), me parabenizando e dizendo o quanto o podcast os tem ensinado sobre coisas que muitos não conheciam. E isso dá uma alegria danada! Mas certa vez recebi uma mensagem do ouvinte André Conti, de Tangará da Serra-MT, que me fez entender o real sentido do que é impactar pessoas, e ela foi mais ou menos assim:
“Sempre estou divulgando seus vídeos e podcasts para outros grupos. É muito importante para nós, principalmente acadêmicos. Esse ano tive um grave acidente, que fiquei 27 dias em coma e 58 dias internado ao todo, minha rotina mudou completamente e depois que tive alta pensei até em desistir da faculdade de agronomia, por conta até das minhas condições físicas, e tive que trancar a faculdade. Mas seu conteúdo está me ajudando a ter vontade e interesse de retornar e me formar nessa profissão maravilhosa. Seu trabalho está sendo ouvido e admirado, pode ter certeza! Tudo de bom Paulo! Sucesso sempre!”
Cara... Essa mensagem me tirou do chão e elevou meu pensamento pra um patamar que eu mesmo nunca poderia imaginar. São coisas que só o podcast proporciona.
ps: Se você tem um podcast favorito e que gosta muito, mande uma mensagem pra ele. Isso renova o ânimo de quem tá produzindo e é gratificante.