Conheça nossa loja online
seta direita
Visitar loja
seta direita
Tecnologia

Uso de Insumos Biológicos: Uma Ferramenta Essencial na Agricultura

Explore como os insumos biológicos estão revolucionando a agricultura.

Tecnologia avançada em agricultura sustentável, mostrando uma mão segurando um tablet com imagens detalhadas de microrganismos benéficos e estruturas celulares, sobre um fundo de fazenda moderna com equipamentos agrícolas ecológicos e culturas saudáveis ao pôr do sol.
F

ruto de um mercado efervescente por novidades, os insumos biológicos são uma realidade no campo e rendem bilhões de reais em economia, segundo dados da Kynetec (2023) o mercado dos bioinsumos movimentou 827 milhões de dólares na última safra, contabilizando um crescimento de 51% quando comparado a safra anterior. Isso demostra que a busca por novas tecnologias, que possam ser associadas as ferramentas já existentes, e promovam um manejo mais eficiente no controle de pragas e doenças, promoção de crescimento e fertilização de solos é uma crescente, que movimenta o sistema produtivo e conquista mais adeptos ano a ano.

A preocupação com a produção de alimentos no mundo tem influenciado para que o controle biológico seja o assunto do momento, acredita-se que o uso dos bioinsumos seja essencial para conseguirmos alavancar a produtividade dentro dos parâmetros de área já existentes. Segundo dados da CropLife Brasil, desde 2000 o surgimento de novos patógenos aumentou mais de sete vezes, o que influencia negativamente na produção de alimentos no campo. Até 2050 estima-se que a população deve chegar a 10 bilhões de pessoas, isso quer dizer que a produção global de alimentos precisa aumentar em mais de 70% para suprir toda a demanda. Esse fato nos leva a crer que novas ferramentas são essenciais para um cultivo mais sustentável e mais eficiente.

Mas afinal, o que são os insumos biológicos?

São considerados insumos biológicos todo produto desenvolvido a partir de microrganismos, macrorganismos, enzimas, extratos (plantas ou microrganismos), metabólitos secundários e feromônios, que sejam destinados ao controle biológico. Esses produtos contam com ativos que auxiliam na manutenção da nutrição, promoção de crescimento de plantas e mitigadores de estresses bióticos e abióticos, sendo estes seus efeitos secundários (Ferreira et. al., 2021).

Esses insumos biológicos fazem parte do manejo conhecido como controle biológico, onde “usamos de um organismo para reduzir a densidade populacional de outro organismo”. Diversos autores contam a história do controle biológico e consideram que a consolidação dessa tecnologia se iniciou em 2014 com o forte aumento no número de empresas e de produtos registrados, influenciados pelas políticas de incentivo que surgiram principalmente pelo MAPA (Bettiol, 2022). Hoje, dentro do controle biológico, já é possível oferecer produtos embarcados com alta tecnologia de produção, formulações com tempo de prateleira diferenciados e que permitem uma aplicação dos agentes biológicos com maior facilidade e menores incompatibilidades.

Agentes biológicos no controle de doenças e nematoides

Dentre os agentes para controle biológico, alguns microrganismos se destacam como os fungos Trichoderma spp. e Purpureocillium lilacinum e as bactérias do gênero Bacillus spp. por seus mecanismos multifuncionais que desempenham papel direto e indireto nas plantas.

Os fungos, principalmente do gênero Trichoderma spp., apresentam um mercado consolidado na agricultura, justamente pela sua versatilidade (Rezende et. al., 2021). São fungos de vida livre capazes de colonizar a rizosfera e outras partes da planta (Mayo Pietro et al., 2020) e apresentam diferentes mecanismos de controle biológico, como o parasitismo, hiperparasitismo, antibiose, competição e indução de resistência (Guimarães et al., 2018). Além disso, são microrganismos promotores de crescimento vegetal, já que são capazes de produzir fitormônios, solubilizar fosfatos e outros minerais (França et al., 2017). Atualmente, sua maior utilização é no controle de patógenos de solo e nematoides.

Outro fungo com grande potencial para o controle de nematoides é o Purpureocillium lilacinum seu modo de ação é capaz de parasitar diretamente os nematoides juvenis e seus ovos através da degradação de proteínas e componentes de quitina presentes no corpo desses indivíduos (Chen et. al., 2022). Além dos nematoides, Li et. al., 2005 observou o potencial de P. lilacinum no controle de diferentes espécies de Fusarium spp., demonstrando que este fungo pode ser uma alternativa no controle de patógenos de solo.

Ainda tratando sobre doenças e a interação dos microrganismos com as plantas, as bactérias do gênero Bacillus spp. desempenham papel importante na agricultura pelas suas multifuncionalidades, elas podem atuar na supressão de doenças transmitidas pelo solo e foliares (Blake et al., 2021), com mecanismos de produção de compostos antimicrobianos, competição por nichos/nutrientes e indução de resistência sistêmica (Zhang et. al., 2023). Além disso, a promoção de crescimento de plantas é mais um diferencial, onde as bactérias podem facilitar a produção de fitohormônios indutores de crescimento (AIA e ACC deminase) e facilitar a aquisição dos nutrientes pelas plantas, através da solubilização (Soave, 2023).

Beauveria bassiana: Um aliado de peso no controle de pragas

O Beauveria bassiana faz parte da categoria de fungos entomopatogênicos, possuem grande capacidade de infectar uma ampla variedade de insetos e podem permanecer no solo onde ocorrem naturalmente como parasitas facultativos (Souza et. al., 2018). Dentre as vantagens do uso de B. bassiana no controle biológico, destacam-se a facilidade de dispersão e a manutenção do inoculo em campo (Carneiro, 2023). Seu modo de ação consiste na contaminação dos hospedeiros, através da penetração no tegumento e colonização do seu corpo pela hemolinfa, nesse processo ocorre uma epizootia, ou seja, uma enfermidade que causa a morte dos insetos e ácaros, além de interferir na sua alimentação e reprodução (Miranda et. al., 2024).

Este fungo pode ser encontrado na forma de pó, líquido ou granulado e deve ser aplicado nas melhores condições ambientais para garantir a melhor eficiência de controle. É possível utiliza-lo de forma isolada ou integrada a outros métodos, como o uso de defensivos químicos. Beauveria bassiana é um grande aliado do produtor rural, na busca de uma produção mais sustentável e rentável.

Considerações Finais

Fechar os olhos para a grande evolução que a agricultura vem sofrendo nos últimos anos já não é mais possível e o controle biológico é uma peça ativa e necessária dentro dessa revolução.

A busca por uma agricultura mais sustentável, baseada nos cuidados com a saúde do solo, para a conquista de altas produtividades é um caminho inteligente e que tornará possível o aumento da produção mundial de alimentos. Os insumos biológicos são a porção de vida que podemos oferecer ao nosso solo visando a melhora no controle de patógenos e promoção de crescimento de plantas, além dos controles de pragas e doenças foliares. Afinal, o solo é o coração da nossa agricultura, a máquina essencial para o bom funcionamento das nossas plantas, que ele tenha vida e vida em abundância!

Referências

Bettiol, W., et al. "Pesquisa, desenvolvimento e inovação com bioinsumos." Embrapa, 2022.
Ferreira, A. L., et al. "Menos insumos sintéticos, mais economia e maior sustentabilidade." Embrapa, 2021.
Kynetec. "Relatório Total Multicrop 22/23 – Market Importance: Biologicals." Spark Consultoria, 2023.

Andressa Cazetta
Biological Portfolio Manager | Grupo Inquima

Agrônoma, formada pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), Mestre em Agronomia, com ênfase em Proteção de Plantas pelo Programa de Pós-Graduação em Agronomia (conceito 6), da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Possui experiência com pesquisa e desenvolvimento em cultivos de soja, milho, citros e cana-de-açúcar, com foco na proteção contra doenças de plantas, com projetos de pesquisa desenvolvidos em campo, estufa e in vitro. Atualmente atua no mercado de controle biológico de pragas e doenças, gestão de portfólio e do time de desenvolvimento de mercado,  treinamentos técnicos para time interno e equipes comerciais.

Gostou do conteúdo?

Cadastre-se.

Receba novidades e promoções exclusivas da Terra Fértil e agronegócio.
Agradeçemos seu cadastro! Fique de olho em seu email.
Algo deu errado! Por favor, tente novamente.