técnica de pulverização existe há mais de um século e hoje continua a se reinventar, principalmente na forma de equipamentos novos como o pulverizador costal. Descubra os principais equipamentos utilizados em áreas de pequeno a médio porte, suas principais diferenças e benefícios; e como a tecnologia vem revolucionando essa técnica tão importante da agricultura.
Pensando no seu pulverizador? Entenda o que é o processo de pulverização...
Você sabe qual a semelhança entre plantar em um pequeno jardim no fundo da sua casa e plantar em dezenas de hectares, por exemplo, de milho? As pragas. Não importa o tamanho do seu cultivo nem os seus anos de experiência, as pragas sempre foram e continuarão sendo um dos maiores empecilhos na vida do produtor. Elas afetam a produtividade dos cultivos, podendo causar danos irreparáveis às suas plantas e principalmente ao seu bolso.
E é aqui que entra UM dos objetivos da pulverização!
Quer saber como funciona esse processo importantíssimo? Então vem comigo.
Os romanos foram os primeiros as buscar uma forma de proteger seus cultivos das pragas. Eles queimavam enxofre para proteger suas colheitas de trigo dos pulgões e usavam sal para controlar ervas daninhas. Você consegue imaginar se ainda fosse assim nos tempos atuais?
Desde então, esse processo passou por diversas modificações e surgiram diferentes tecnologias e modelos de equipamentos para cumprir a tarefa de proteger os cultivos, como é o caso dos pulverizadores com assistência de ar ou turbo pulverizadores, de barra, pistola e o nosso foco principal de hoje: os PULVERIZADORES COSTAIS. Independentemente do tipo, o pulverizador tem a missão de distribuir a calda (esse o nome dado a mistura dos produtos concentrados após a diluição, geralmente, em água), fracioná-la em forma de gotas, nas quantidades e locais desejados.
O produtor vai encontrar opções de pulverizadores para atender a diversos cultivos, relevos, tamanhos de área e tipos de insumos. Se você estiver pensando em adquirir um pulverizador, dá uma olhada nesse artigo para tirar todas as suas dúvidas.
Hoje, o processo de pulverização não tem apenas como objetivo proteger e erradicar pragas dos cultivos, ele auxilia também na aplicação de diversos nutrientes, aumentando a produtividade e qualidade da sua plantação.
Agora que você já conhece as principais funções e os tipos de pulverizadores, vamos nos aprofundar mais sobre os pulverizadores costais!
Pulverizador costal manual, pulverizador costal com motor a combustão e pulverizador costal à bateria, saiba agora quais as diferenças e benefícios!
O Pulverizador costal se diferencia dos demais equipamentos portáteis pelo fato de não precisar ser carregado com as mãos, reduzindo a fadiga e aumentando a produtividade da operação, o que possibilita uma maior capacidade de carga em relação aos pulverizadores conduzidos manualmente. São geralmente usados em cultivos de diferentes portes, como hortaliças, flores, frutíferas, entre outros.
Pulverizador Costal Manual
Os Pulverizadores costais manuais são os equipamentos mais utilizados pelos produtores. Possuem bicos (também conhecido como ponta) de pressão hidráulica e o operador bombeia o pulverizador manualmente através de uma alavanca, pressurizando a calda e permitindo que ela saia sob pressão através do bico, a pulverização propriamente dita. Esse modelo de pulverizador costuma ser muito simples de usar e possui preço mais acessível.
Manusear um Costal manual exige preparo físico do operador, é preciso acionar a alavanca repetidamente para bombear, e dependendo do ritmo a pressão pode variar, e se exagerar na pressurização, poderá causar o desperdício de insumos ou ineficácia da operação.
A boa notícia é que existe a válvula reguladora de pressão. Específica para os costais manuais, este acessório é instalado junto ao bico de pulverização e permite manter a pressão e vazão constantes, além de evitar o gotejamento durante a operação. Esse acessório proporciona a uniformidade no ângulo de abertura do jato de pulverização do bico e do tamanho de gotas, auxiliando na distribuição correta do produto em toda área pulverizada. O operador precisará se preocupar apenas em controlar a velocidade de aplicação e distância do bico em relação ao alvo, já que a pressão e vazão não irá mais se alterar se ele mudar a frequência e tamanho do curso de acionamento da alavanca ao longo da aplicação. Clique aqui, para saber mais sobre esse acessório.
Pulverizador Costal com motor a Combustão
Este é um pulverizador com motor a combustão, que se destaca por permitir a regulagem de altas pressões e vazões durante a pulverização. É geralmente movido a gasolina e no mercado, existem modelos com motor de 2 ou 4 tempos.
A alta pressão permite gerar gotas muito finas, para alvos biológicos ou produtos que, respectivamente, necessitam de maior cobertura de gotas para seu controle e para sua eficiência. Essa capacidade de pressurização em conjunto com a capacidade da bomba, permite gerar vazões bastante superiores aos costais de acionamento manual, sendo possível utilizar diversos bico e até duas lanças para aumentar a faixa de aplicação. Dessa forma o operador consegue caminhar mais rápido e, consequentemente, aumenta o rendimento operacional (área aplicada por hora trabalhada), reduzindo o custo da pulverização.
Diferente do pulverizador manual, o operador não precisa bombear o equipamento, reduzindo o desgaste físico durante a operação.
Pulverizador Costal à Bateria
Nos últimos anos, muitos produtores têm substituído seus pulverizadores manuais por um a bateria. Equipados com as mais recentes tecnologias e inovações, eles aumentam o rendimento da operação e permitem ao operador controle de muitas variáveis.
Como existem diferentes modelos e funcionalidades nos costais à bateria no mercado, vamos listar as principais delas para que você possa avaliar as suas necessidades e fazer a melhor escolha.
Os pulverizadores costais movidos à bateria são recheados de benefícios, e para iniciar podemos citar o fato de não precisar bombear a alavanca, isso mesmo, não será preciso o movimento e esforço do operador de realizar o bombeamento para pulverizar.
Alguns modelos contam com 02 modos de operação, onde é possível fazer a pulverização ou aplicação de doses usando o mesmo equipamento, são conhecidos como dosadores e Pulverizados costais a bateria.
Outro benefício que se destaca em alguns costais movidos à bateria, é a precisão da aplicação. É possível fazer a regulagem da pressão, vazão e dosagem do insumo para pulverização, e alguns modelos possuem uma função para aplicação de doses pré-determinadas (ml), permitindo ao produtor utilizar somente o necessário no cultivo, evitando desperdício e trazendo economia com uma operação mais certeira! Diferentemente dos costais manuais, onde o cansaço do operador causa a variação da dose ou da vazão ao longo do dia, nos costais à bateria permanecem constante.
Sendo uma das maiores inovações disponíveis no mercado, é possível encontrar em um pulverizador costal à bateria a tecnologia para auxiliar na gestão da propriedade, isso mesmo, hoje é possível acompanhar a rotina do operador garantindo que todo seu cultivo receba a pulverização necessária, e ao final da operação receber um relatório do volume do insumo aplicado, quem aplicou, o que aplicou, quando aplicou e o mapa com os pontos da aplicação do insumo na propriedade.
Equipamentos de maior qualidade utilizam baterias de Li-íon recarregáveis, que são baterias de maior durabilidade. Conforme o ajuste de pressão e bico utilizado, essas baterias podem ter autonomia para mais de um dia de trabalho antes de uma nova recarga, ou serem recarregadas rapidamente entre uma atividade e outra ao longo do dia.
Se você possui uma bateria e tem dúvida de como descartá-la de forma correta, leia esse artigo e veja o que a Jacto está fazendo para auxiliar muitos produtores nessa questão. É só clicar aqui!
A tecnologia não é o futuro, é o presente!
A tecnologia antes disponível somente nos pulverizadores de grande porte, hoje está presente nos Pulverizadores costais à bateria. E se você, assim como muitos outros produtores, já se interessa pelos pulverizadores costais que vão facilitar o seu dia a dia, com mais conforto, tecnologia e trazendo mais eficiência para sua operação, aqui vai uma grande dica: O Jacto DJB-20S.
Esse Dosador e Pulverizador Costal à bateria possui todos os benefícios citados acima e muito mais. Ele é o primeiro do mundo que se conecta ao seu smartphone via App Jacto Smart Control. Direto no painel do equipamento ou através do aplicativo você consegue configurar a pulverização ou aplicação de doses de 5 a 500 ml, com alta precisão, ativa o agitador de calda, altera a pressão e vazão, e ainda pode utilizar o temporizador para aplicações automáticas, sem a necessidade de apertar o gatilho.
O conforto e a ergonomia também são um dos grandes diferenciais desse equipamento que possui a inovadora Cinta Deluxe, que divide o peso do tanque em 03 pontos do corpo (ombros, peitoral e lombar).
E aí? Será que um Jacto DJB-20S cairia bem nas suas operações de pulverização? Então adquira já o seu em nossa loja online.
Na dúvida ainda? Clique aqui para mais informações.